Comunicado de abertura das inscrições

As Olimpíadas Musicais de Torres Vedras estão de volta, e este ano com uma energia renovada e uma série de novidades que prometem tornar esta edição verdadeiramente memorável.

Esta que será a 4ª edição mantém-se fiel aos princípios que inspiraram este concurso desde a sua criação: promover o desenvolvimento artístico das bandas do nosso concelho e as suas escolas de música, ao mesmo tempo que se fomenta o interesse e a participação dos jovens na aprendizagem musical dentro destas instituições.
O concurso terá, como já é habitual, três eliminatórias e decorrerá desde Fevereiro a Maio de 2024. Contaremos com duas categorias municipais a concurso - B e C. Reforçando o nosso compromisso em promover e reconhecer os talentos musicais emergentes nas nossas bandas, estas duas categorias continuarão a ser exclusivas a alunos ou músicos das bandas do concelho de Torres Vedras, com idades compreendidas entre os 11 e 18 anos.
Pela primeira vez este ano, será lançada uma categoria nacional/internacional, aberta a todos instrumentistas de sopro e percussão com idades entre os 19 e os 25 anos.  Acreditamos que esta expansão, além de dinamizar e impulsionar a participação, irá  também valorizar o trabalho que é desenvolvido nas nossas bandas, e promover o nosso concelho como um centro de excelência para a cultura bandística.

O concerto de encerramento das Olimpíadas irá realizar-se no dia 26 de Maio de 2024, e como já é habitual irá contar com uma interpretação do vencedor da categoria C acompanhado pelas Banda dos Bombeiros de Torres Vedras. Além disso, pela primeira vez, teremos uma empolgante grande final, onde os três primeiros classificados da categoria D irão disputar de forma presencial perante o júri e o público presente os três primeiros prémios.
Os prémios continuam a ser aliciantes, desde um instrumento para o vencedor da categoria C, vários prémios monetários, vales em artigos musicais, bolsas de estudo, entre outros. Estamos em crer que este concurso não será apenas uma competição musical mas sim uma experiência verdadeiramente enriquecedora e inspiradora para todos os participantes. Temos a certeza que representará uma oportunidade única  e que contribuirá significativamente para o desenvolvimento e crescimento artístico de cada músico envolvido.
O período de inscrições está a quase a começar, e são limitadas a 30 participantes por categoria. A partir de 1 de Janeiro as inscrições estarão abertas através do site das Olimpíadas Musicais.

O palco está à tua espera!

RuiSilva

Director artístico